Colégio Estadual São José comemora seus 69 anos de história









A fundação do Ginásio São José, de Granja, data de 29 de Maio de 1949.
O então gestor dos negócios municipais, Sr. Francisco Gonzaga de Souza, idealizou dotar sua terra de um estabelecimento oficializado.
Assim sendo, entabolou entendimentos com o Prof. Lafayete de Mendonça, diretor do Ginásio Caxiense, em Caxias do Maranhão, homem que tem devotado sua vida na árdua tarefa de ensinar a mocidade, onde quer que se encontre.
Recebendo a franca cooperação da edilidade, inicia a grande batalha, elaborando os estatutos educandário, tendo de pronto a acolhida vontadosa da mocidade, cuja primeira turma composta de 37 alunos, dedicou-se a luta dos livros, preparando-se ao exame de admissão.
O Prefeito Francisco Gonzaga de Souza adquiriu, as expensas dos corres municipais, um prédio para funcionamento do Ginásio, o qual, passou ser adaptado segundo as exigências regulamentares. Nessa emergência, passou o estabelecimento funcionar no Grupo Escolar Cel. Luiz Felipe, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação e gentilmente cedido pelo Dr. Valmique de Albuquerque, Secretário de Educação do Estado.

No decorrer do ano de 1949, o Prof. Lafayete de Medonça preparou a 1ª Turma ao Curso Ginasial, cujos exames foram realizados em março de 1950, precedidos pelo Padre José Gerardo Ferreira Gomes, em virtude de designação do Ministério da Educação, quando então passou funcionar sua primeira série, ainda no Grupo Escolar, até maio do mesmo ano, época em que foi concluída a primeira fase dos trabalhos de adaptação do prédio. Este, naquela circunstancia, disponha de quatro salas de aula e dependência para diretoria, secretaria, gabinete de ciências naturais e biblioteca. Embora não estivesse ainda rigorosamente dentro das exigências previstas, o sucesso do Prefeito Francisco Gonzaga de Souza, Dr. Antônio Monteiro Carneiro da Cunha, continuou dando toda assistência ao Prof. Lafayete de Mendonça, mandando construir novas dependências para montagem de aparelhos sanitários, banheiros e outros serviços de maior urgência.

Em 1957, continuando o Ginásio prestando inestimável serviço a mocidade granjense, já tendo expedido certificado de conclusão do 1° ciclo a quatro turmas: 1953, 1954, 1955, 1956. Independente disto, e em cooperação com o Município, manteve os cursos Primário e Admissão, tendo atingido no início do corrente ano uma matrícula geral de 151 alunos.

Fonte: CESJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023