Abandono de animais é crime e precisa ser denunciado



Infelizmente o abandono de animais está cada dia mais presente nos noticiários, e também presente no nosso interior. Mesmo com tantas campanhas contra a prática, muita gente ainda comete esse crime. Foi o que aconteceu hoje, abandonaram três cachorrinhas ali próximo ao cemitério do Estreito dos Martins. Lembrando que esse tipo de ato é crime.


o abandono de animais é crime
Foto: Reprodução
o abandono de animais é crime


A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos. Qualquer pessoa que for testemunha de um abandono de animais domésticos ou exóticos, podem ir à delegacia mais próxima. A Promotora de Justiça permite a denúncia anônima. Mas, para que a denúncia seja realizada, você precisa ter certeza do crime, pois, uma acusação falsa é outro crime. Além disso, no momento da denúncia, na delegacia, é preciso passar o maior número de informações possíveis em relação ao infrator, como seu endereço residencial ou comercial. 



Não pense duas vezes para denunciar o abandono de animais
Foto: Reprodução
Não pense duas vezes para denunciar o abandono de animais


O que fazer em caso de abandono?

Caso o animal esteja abandonado em um terreno baldio ou propriedade particular, por exemplo, não hesite em invadir o local para salvar o bichinho, a sua ação será amparada pela lei. O decreto de lei número 2.848/40, artigo 24, considera a invasão para salvamento de um animal em perigo uma atitude de necessidade e, portanto, não haverá nenhum tipo de punição.  



O abandono de animais pode gerar uma série de problemas para o bichinho e para a sociedade
Foto: Reprodução
O abandono de animais pode gerar uma série de problemas para o bichinho e para a sociedade

Além do abandono, outras práticas são consideradas crimes pela lei. Uma delas é o atropelamento de um animal sem que haja a prestação de assistência por parte do condutor do veículo também é ilegal. Se presenciar essa situação, anote a placa do carro, hora e local. Outra é a ameaça de envenenamento. Bater, espancar, prender por correntes, recusar água e comida e obrigar ao trabalho excessivo também são práticas proibidas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023