Família Pereira | Vereda dos Morros

Pequeno esboço da genealogia da família PEREIRA.

Essa família tem como patriarca o antigo morador do lugar Vereda dos Morros, distrito de Ibuguaçu,Granja, João Alves Pereira (João Vitalino), nasceu no século XIX e faleceu na década de 1920. Deixou uma vasta descendência, casou-se três vezes, do primeiro matrimônio com Vitalina do Espírito Santo. Desse enlace nasceu Maria Cândida do Espírito Santo.

* Maria Cândida do Espírito Santo, nasceu em meados de 1880 e faleceu em 1966.Casou-se com João Antônio Pereira, falecido em 1942 no lugar Caraúbas. Seus filhos são:
1- Antônio Alves Pereira(Antônio Joãozinho)(1901-?)
2- Raimundo Alves Pereira(Doca Joãozinho)(1907)
3- João Alves Pereira Neto(João Novo)
4- José Alves Pereira(Zeca Joãozinho)(1919-1998)
5- Assunção do Espírito Santo
6- Maria do Espírito Santo(Maria Campestre)(1912-2011)
7- Sebastiana do Espírito Santo
8-Cândida do Espírito Santo
9- Lisbana Maria do Espírito Santo(1921)

Dos filhos de Joãozinho e Maria Cândida a única viva é a caçula, Lisbana, já com 97 anos de vida, nascida no dia 28 de outubro de 1921,na casa de seu avô,João Vitalino, na Vereda dos Morros, a casa ainda encontra-se  erguida, depois de mais de um século de construída, é uma das mais antigas construções daquela região, e hoje pertence a família Barros, do senhor Cesário Barros.
Lisbana era casada com Francisco Pereira da Costa, filho de Antônio Donato( filho de Raimundo Donato e ?) e Feliciana Maria de Jesus( filha de Antonio Bel e ?)
Um detalhe quanto aos sobrenomes, os filhos homens recebiam o sobrenome do pai, outros dizem que herdaram do avô, João Vitalino. João Vitalino tinha um livro de nomes, quando nascia um neto era ele que dava o nome de acordo com o dia do nascimento da criança.
João Vitalino era branco de olhos azuis, tinha descendência portuguesa, sua procedência era desconhecida mas sua neta mencionava a Serra da Ibiapaba, provavelmente Viçosa do Ceará. Dona Lisbana, sua neta que conta com 96 anos, sempre falava que dois dos irmãos de João Vitalino lutaram no movimento da Balaiada, inclusive um deles foi acometido e morto no lugar Curral Grande, terra do temido Cel. Chico Elias, fato esse acontecido por volta de 1840.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Famílias do Ceará com Origem Judaica, e a Pesquisa genealógica para identificar Cristãos-novos.

FESTA NO CÉU | Por Miguel Fontenele Roque Aragão