Genealogia Estreitense | Joaquim Alves Rodrigues* (Quinca Real) e Maria Ximenes Aragão
Um minucioso trabalho de pesquisa e investigação genealógica resultou em uma belíssima viagem ao passado, percorrendo e recontando a história de uma das primeiras famílias do povoado Estreito dos Martins, a junção das famílias Alves e Aragão. Começando do casal Joaquim Alves Aragão e Maria Ximenes Aragão e suas descendências.
Joaquim Alves Rodrigues(Quinca Real) nasceu em 1876, era filho do fazendeiro Francisco Alves Rodrigues(Chico Real), que segundo a história oral era neto de português, também vinha da descendência de Maria das Pedras de Fogo, foi um dos primeiros moradores a se instalar no Estreito dos Martins, Quinca Real foi casado em primeiras núpcias com Maria Ximenes Aragão nascida no ano de 1873, era filha de Inocêncio Joaquim de Aragão(patriarca dos Aragão da ribeira de Granja pra baixo) e Severa Maria Fontenele, neta do francês Jean Fontenaineles (patriarca de todos os Fontenele do Brasil) que chegou no Brasil em Abril de 1743, com a função de explorar o potencial aurífero na serra da Ibiapaba.
Joaquim Alves Rodrigues(1876-1949) e Maria Ximenes Aragão(1873-1932) tiveram muitos filhos, dentre eles os conhecidos, José Joaquim de Aragão(Zé Quincas Real), Clarismundo Alves Aragão, Nascimento Alves Aragão e Edmundo Alves Aragão, antigos povoadores da região, Clarismundo Aragão por exemplo foi um dos mentores da construção da capela dedicada a Nossa Senhora de Nazaré construída na década de 1940, junto com seu cunhado Antônio Nunes Ferreira, entre outros ilustres estreiteitense e moradores da região como Gonçalo Alves Passos, Candido Fontenele Aragão, Luzia Fontenele Aragão, Childerico Alves Machado, Raimunda Alves Machado, professor Antonio Martins dos Santos, Francisco Alves Martins, Angelo Franklin Roque, Miguel Ximenes Aragão, Maria Nunes Aragão,José Antonino Veras Rocha.
Seu Clarindo Real como era conhecido foi casado em primeiras núpcias com Raimunda Nunes Aragão, irmã de Antonio Nunes Ferreira, desse enlace teve os seguintes filhos:
Mozart Nunes Aragão(reside em Castro-Paraná), Maria Nunes Aragão(Mariéte) falecida, Raimunda Nunes Aragão(Nenem Dirico) e Valmasio Nunes Aragão.
Em segundas núpcias com Mariéta Alves Aragão, teve muitos filhos.
Em terceira núpcias com Alaíde, do lugar Brejo, Granja,CE, onde teve mais filhos.
Joaquim Alves Rodrigues(Quincas Real)
Quinca Real como era conhecido Joaquim Alves Rodrigues casou em segunda núpcias com Maria Salomé moradora de Ubatuba desse enlace nasceu por exemplo em 24 dezembro de 1937 o conhecido Juraci Alves Rodrigues.
Quinca Real faleceu em 1949 e Maria Ximenes Aragão em 1932, dois anos depois de seu pai Inocêncio Joaquim de Aragão. Quincas e Maria deixaram uma descendência numerosa nos quatro cantos do Brasil, seus corpos estão sepultados no cemitério Lagoa do Cercado, no Estreito.
Comentários
Postar um comentário