Nova Excalibur? Espada medieval é encontrada no fundo do rio Vrbas, na Bósnia


Após quase 90 anos sem um achado arqueológico envolvendo espadas na região dos Balcãs, mergulhadores encontraram no fundo do rio Vrbas, na Bósnia, uma espada medieval. O artefato estava cravado em uma pedra, e pesquisadores acreditam que a lâmina foi usada entre o fim do século 13 e começo do século 15.

“É um espécime razoavelmente bem preservado, que é relativamente raro em nossa região, e é por isso que seu resgate e conservação são a prioridade para o museu e para a cidade de Banja Luka e República Sérvia”, afirmou Janko Vracar, historiador do Museu República Sérvia.

A descoberta tem um grande peso científico e histórico, afirma a arqueóloga e curadora do Museu República Sérvia, Ivana Pandzic. “Esta é a primeira espada encontrada perto do sítio arqueológico próximo da cidade medieval de Zvecaj”.

Será necessário um trabalho minucioso para separar a espada da pedra, sem que o objeto fosse danificado. Moradores locais estão comentando nas redes sociais que quem puxar a espada da pedra deverá se tornar o novo líder do país — em referência à espada Excalibur, da lenda do rei Artur.

Confira o vídeo da descoberta abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

História - Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Estreito dos Martins