EEMTI São José, de Granja, se destaca no ENEM por boas práticas




No Ceará, várias escolas vêm conseguindo notoriedade a partir do trabalho desenvolvido por professores e gestores, e o esforço dos seus alunos, despontando como exemplos de superação e de qualidade de ensino. Especificamente na região norte, diversas escolas tem sido destaque a exemplo da EEMTI São José, de Granja, com bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2019.

Granja fica a 327 km da capital Fortaleza, é um município histórico, que ao longo dos anos vem colhendo os frutos de ter um quadro de professores que trabalham incessantemente para elevar a qualidade da educação e os índices externos. A educação do município por exemplo já conseguiu excelentes resultados no Ensino Fundamental, se destacando também como um dos melhores Índices de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB),fazendo o município ser destaque a nível estadual e nacional em educação.

Segundo sua atual diretora, professora Leididaiane Aguiar, a escola vem sendo destaque e colhendo os bons resultados devido o foco e atenção que os profissionais que fazem a escola tem com os discentes, da relação escola-aluno-família.

"Aqui na escola com relação a redação, a gente trabalha com uma sequência didática que ajuda muito, porque contempla o que o ENEM cobra nas 5 competências. Além disso, nós não somos escola que escolhe, nós somos escola que acolhe os alunos e os sonhos deles. A gente acredita que eles podem, que eles conseguem... incentiva os alunos, dialoga com a família pra incentivar também... prepara conteúdos voltados e focados no ENEM e atrelado a isso, vem o foco do aluno. O Alisson, por exemplo, além da rotina de estudos na escola, ele tinha também uma rotina de estudos em casa. Isso também conta demais. Nós tivemos professores que ministraram aulas extras no contraturno para prepará-los para os exames. Enfim, é uma sequência de ações de ambas as partes: escola e aluno". Pontua a diretora.

Segundo a diretora a EEMTI São José desenvolve também muitos projetos que estimula e alavanca a aprendizagem dos alunos, são projetos que vem na proposta pedagógica da escola que visa a qualidade do conteúdo e da aula ministrada pelos professores. Além disso a escola sempre acompanhando os alunos em situações que exigem mais atenção e responsabilidade.

"Temos projetos que já começam na proposta pedagógica da escola, tendo em vista a qualidade do conteúdo e da aula ministrada. Temos o ENEM não tira férias, O Fim de Semana ENEM, projetos de aquisição da documentação do aluno pra fazer ENEM, muitos alunos chegam à escola sem documentos. Além disso a gente corre atrás de informar sobre vestibular, oferece alimentação nos dois do ENEm, ajudamos e monitoramos a inscrição dos alunos no vestibular. Ano passado chegamos a ficar 6h em pé na fila da inscrição do vestibular da UVA em Sobral, além disso temos disciplinas optativas e eletivas que preparam para estes certames".

A diretora enfatiza ainda que tudo isso, os bons resultados que escola está alcançando, só é possível por que todos entenderam o conceito de participação e transparência. "Todos trabalham com um único objetivo e todos os professores são vaidosos com os resultados, pois se preocupam com o que vai aparecer no final do processo, fazendo da flexibilização das ações da escola e das aulas uma constante, visando sempre o bem estar dos alunos e privilegiando a aprendizagem acima de tudo, mas também a força de vontade dos alunos e dos seus responsáveis que veem na escola uma referência para seus filhos e a possibilidade de um futuro brilhante", completa.

Quanto aos desafios a gestora escreve:

"Ao iniciar nossa gestão em abril de 2018, nós tínhamos um índice de rendimento muito baixo 2,9, nosso desafio começou aí, aumentar esse índice através de metas estipuladas, hoje estamos com um indicador de rendimento acima de 4,0 pontos. Muitos dizem que são só números... eu digo que além de números que representam crescimento e qualidade, está o sucesso do aluno. O que de fato faz "os números" crescerem é justamente o sucesso dos alunos... o ingresso deles na Universidade, o que conseguiu vaga de estágio dentre inúmeros candidatos, o que conseguiu emprego, o que tirou nota boa no ENEM. Pelo segundo ano nós continuamos crescendo e superando metas de aprendizagem, internas e externas, nós crescemos de novo no SPAECE, em dois anos, conseguimos crescer acima de 10 pontos em português e acima de 18 pontos em matemática. Hoje nós possuímos o maior crescimento de matemática no SPAECE das escolas regulares."

Atualmente a EEMTI São José é a maior escola da CREDE 4, com 1015 alunos e a que possui a maior quantidade de extensões de matrículas.

Estreito Online










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023