Padre Antonio Vieira - Curiosidade



No dia 06 de fevereiro, há 412 anos, nascia um dos mais importantes nomes da cultura portuguesa, falamos de Padre António Vieira.

Nascido em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608, veio a falecer na Bahia, a 18 de Julho de 1697, Brasil onde tinha passado muitos anos da sua infância.

Segundo o próprio afirma, a sua vocação religiosa surgiu numa tarde de Março de 1623, ao ouvir um sermão do Padre Manuel do Carmo, onde este fez uma descrição do inferno.

Decidiu, então, seguir a vida religiosa, algo a que os seus pais se opuseram desde o início, fazendo com que na noite de 5 de Maio de 1623, António Vieira fugisse de casa para ir para um Colégio de Jesuitas. Apesar dos esforços dos pais para que este deixasse o colégio e abandonasse a ideia de ser ordenado Padre, faz os primeiros votos em 1625.

O Padre António Vieira pregou e escreveu em defesa dos direitos dos indígenas e combateu a sua exploração e escravização. Defendeu, também, os judeus e o fim da distinção entre cristãos novos e velhos.

Era um homem "à frente do seu tempo", com uma inteligência fora do comum, com um dom invulgar para a pregação e que o desenvolveu através da formação jesuíta, e que teve a sorte de ter vivido num século dominado pela estética barroca que desafiava os homens a expressarem-se sem regras e de forma livre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023