Clarismundo Alves Aragão



Clarismundo Alves Aragão nasceu em Estreito dos Martins no dia 29 de agosto de 1911, filho de Joaquim Alves Rodrigues e Maria Ximenes de Aragão, na adolescencia ajudava seus pais nas lidas rurais, tanto na agricultura como na criação de animais. No ano de 1932 durante uma grande seca que acometeu a região sua mãe morre aos 57 anos, um triste acontecimento na família Alves Aragão. Nesse período, Clarismundo Alves Aragão já  exercia além das atividades rurais, como a agricultura e criação, o ramo do comércio, e no ano seguinte em 1933 se casa com Raimunda Nunes Ferreira, dessa união tiveram quatro filhos: Mosart Nunes Aragão, Maria Nunes Aragão(Mariéte), Valmázio Nunes Aragão e Raimunda Nunes Aragão, desta última filha sua esposa morre de parto deixando os quatro filhos órfãos de mãe. No ano seguinte Clarismundo Aragão se casa com Maria do Livramento da Silva Aragão, desse  segundo casamento tiveram 13 filhos.

Nos anos 1950 entra pra vida política, conseguindo uma vaga na câmara de vereadores de Granja, nesse período foi responsável por trazer professores de Granja e montar a primeira turma de alunos no Estreito, um marco importante para o pequeno povoado até então. 

Na grande seca de 1958, um período difícil para o sertanejo, onde a maioria da população nordestina vivia na extrema pobreza e não diferente a população de sua terra natal onde muitos tiveram que abandonar o seu lugar, Clarismundo Aragão foi um dos poucos que ajudaram seus conterrâneos naquele triste momento a não abandonarem sua terra, dando-lhes trabalhos 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023