Por que comemorarmos a emancipação da Granja no dia errado? | Por Edinailson Passos


   Hoje, há 243 anos, Granja se tornava vila e se emancipava de Sobral, iniciando sua história como território autônomo político-administrativo.
   Granja foi a 6ª vila de brancos criada no Ceará, essa classificação entre vilas de brancos e de índios era usada pela Coroa portuguesa para diferenciar as vilas surgidas a partir de aldeamentos indígenas das vilas criadas estrategicamente pela Coroa. No nosso caso, Granja nasceu em razão da sua privilegiada localização: no entroncamento de estradas de bois, na ribeira de um rio, perto de um porto natural que ligava o mar à Serra da Ibiapaba.
   Portugal, seguindo a lógica de ocupação do território através da pecuária, fundou na ribeira do Jaguaribe: Icó (1736) e Aracati (1748); na ribeira do Acaraú, Sobral (1773); e na ribeira do Coreaú, Granja (1776).
   No entanto, esse fato é ignorado em favor do 03 de novembro de 1854, em que não houve emancipação alguma, apenas mudança de status de vila para cidade. Talvez se confunda o termo “vila”, anacronicamente, entendido como sinônimo de “distrito”, pertencente a um município, o que não é verdade neste caso.
   Tirando Aracati, todas as cidades anteriormente citadas comemoram o dia de sua emancipação na data da elevação da vila, incluindo as duas primeiras vilas do Ceará, Fortaleza e Aquiraz. Sobral, por exemplo, fará 246 anos no próximo dia 05 de julho, enquanto Granja, criada 3 anos depois, fará 165 em novembro (oi? Como assim?).
   Não tenho dúvidas de que no ato da criação da vila colonial, Granja tenha recebido sua autonomia política, passando a constituir uma câmara (que centralizava os poderes executivo, legislativo e judiciário, incluindo cadeia), criando e cobrando impostos, baixando posturas municipais (leis), possuindo termo (território próprio), sendo responsável por sua própria administração sem depender de outra vila. No Ceará colonial, nenhum povoado recebeu título de “cidade”, esse status era honorífico e não diferenciava da vila em relação à organização política e administrativa.
   A emancipação política da Granja se deu no dia 27 de junho de 1776, quando a povoação da Macaboqueira passou a ser chamada de Vila Real da Granja, denominação esta encontrada na “relação das vilas de brancos e índios da Capitania do Ceará”, de 1 de abril de 1783, 7 anos após sua criação.
   A verdade, é que o aniversário da cidade (criado por lei municipal) deve ser um instrumento de afirmação identitária do povo, deve mobilizar o município para celebrar suas conquistas sociais e políticas, enaltecer sua gente e estudar sua história. Se fizéssemos assim, talvez este equívoco já teria sido resolvido. Ora, Granja surgiu no rastro da pecuária, ao redor de uma fazenda e de um curral, é da nossa essência saber dar nomes aos bois.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023