EEMTI São José de Granja completa 71 anos de existência e comemorações são virtuais


Há 71 anos, a Escola Estadual São José, atualmente chamada de Escola de Ensino Médio de Tempo Integral São José, localizada na cidade de Granja (a 330 quilômetros de Fortaleza), tem sido referência na educação da região norte do estado. Hoje, 29 de maio, a escola celebra a data de sua criação. Mas, por conta da pandemia do coronavírus, as comemorações estão sendo virtuais.

Desde o começo da semana, alunos, ex-alunos e profissionais da educação estão divulgando nas redes sociais e em grupos de whatsapp, vídeos, fotos e mensagens com depoimentos homenageando a escola.

Para o ex-aluno Francisco das Chagas Sousa Costa que foi estudante da extensão Ibuguaçu e Adrianópolis de 2006 a 2008, a escola representa um marco histórico de desenvolvimento educacional no município de Granja, por isso recebe tantas homenagens. "Vejo essa escola com referência educacional e solidária. Quem passou por lá tem uma visão humana de agregar valores e se comprometer com a sociedade. A escola acumula mais de meio século de serviços prestados em nosso querido município. São 71 anos indissociáveis da história de Granja, que solidariamente no passado e nos dias atuais, ajudou a consolidar as bases educacionais no município. E, desde então dedica-se na formação cidadã e aprimoramento intelectual dos estudantes. Dessa maneira, uma parcela considerável de homens e mulheres que hoje trabalham pelo progresso deste município, deste estado e até do país, passaram por esta escola. Por isto, alunos e ex-alunos orgulhosos que somos de sua trajetória, agradecemos, e de pé aplaudimos!" disse o ex-aluno.

"A EEMTI São José tem grande importância para o município pois, além de marcar a vida de muitos que aqui moram, agora apresenta um novo jeito de ensinar que fortalece ainda mais os lanços entre escola x aluno x família. É a instituição que atinge a maior parte dos interiores de Granja, pois possui extensões em Santa Terezinha, Adrianópolis, Timonha e Ibuguaçu, conta com 1033 alunos atualmente e 63 professores. É uma escola de tradição, que foi passando de geração em geração e já esteve presente da vida de muitas famílias de Granja". Escreveu a diretora Leididaiane Aguiar ao blog. 

Histórico

A fundação do Ginásio São José, de Granja, data de 29 de Maio de 1949.
O então gestor dos negócios municipais, Sr. Francisco Gonzaga de Souza, idealizou dotar sua terra de um estabelecimento oficializado.

Assim sendo, entabolou entendimentos com o Prof. Lafayete de Mendonça, diretor do Ginásio Caxiense, em Caxias do Maranhão, homem que tem devotado sua vida na árdua tarefa de ensinar a mocidade, onde quer que se encontre.
Recebendo a franca cooperação da edilidade, inicia a grande batalha, elaborando os estatutos educandário, tendo de pronto a acolhida vontadosa da mocidade, cuja primeira turma composta de 37 alunos, dedicou-se a luta dos livros, preparando-se ao exame de admissão.
O Prefeito Francisco Gonzaga de Souza adquiriu, as expensas dos corres municipais, um prédio para funcionamento do Ginásio, o qual, passou ser adaptado segundo as exigências regulamentares. Nessa emergência, passou o estabelecimento funcionar no Grupo Escolar Cel. Luiz Felipe, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação e gentilmente cedido pelo Dr. Valmique de Albuquerque, Secretário de Educação do Estado.

No decorrer do ano de 1949, o Prof. Lafayete de Medonça preparou a 1ª Turma ao Curso Ginasial, cujos exames foram realizados em março de 1950, precedidos pelo Padre José Gerardo Ferreira Gomes, em virtude de designação do Ministério da Educação, quando então passou funcionar sua primeira série, ainda no Grupo Escolar, até maio do mesmo ano, época em que foi concluída a primeira fase dos trabalhos de adaptação do prédio. Este, naquela circunstancia, disponha de quatro salas de aula e dependência para diretoria, secretaria, gabinete de ciências naturais e biblioteca. Embora não estivesse ainda rigorosamente dentro das exigências previstas, o sucesso do Prefeito Francisco Gonzaga de Souza, Dr. Antônio Monteiro Carneiro da Cunha, continuou dando toda assistência ao Prof. Lafayete de Mendonça, mandando construir novas dependências para montagem de aparelhos sanitários, banheiros e outros serviços de maior urgência.

Em 1957, continuando o Ginásio prestando inestimável serviço a mocidade granjense, já tendo expedido certificado de conclusão do 1° ciclo a quatro turmas: 1953, 1954, 1955, 1956. Independente disto, e em cooperação com o Município, manteve os cursos Primário e Admissão, tendo atingido no início do corrente ano uma matrícula geral de 151 alunos.


Com informações EEMTI São José 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023