A Imperial Barragem Lima Brandão de Granja

- BARRAGEM LIMA BRANDÃO -


A primeira vez que a Barragem Lima Brandão sangrou foi há 130 anos, em 1890.
Foi construída em 1889, época de terrível seca que já se estendia desde o ano anterior. Sua construção durou pouco mais de dois meses e deve-se à verba de Socorros Públicos, inicialmente sob a administração do Cap. Ignacio de Almeida Fortuna (assumiu a comissão de socorros em 9 de setembro de 1889) sendo exonerado do cargo após a proclamação da república, em 18 de novembro, quando foi nomeado o engenheiro José Estácio de Lima Brandão, que desde julho era o chefe de tráfego da E. F. de Sobral, e que continuou a obra já começada, permanecendo a frente da comissão até 12 de janeiro de 1890. O monumento ao centro é uma homenagem ao Dr. Antonio Caio da Silva Prado, Presidente da Província do Ceará, de 21 de abril de 1888 a 25 de maio de 1889, quando faleceu prematuramente, vítima da febre amarela.
A seguir, transcrevemos uma publicação feita no jornal LIBERTADOR, de 18 de novembro de 1890, apontando os benefícios e novidades trazidas pela construção da Barragem:
"No dia 2 de agosto, quando o rio deixou de correr por cima da barragem, a água represada chegava até a Periquara, na distância de quatro quilômetros, pouco mais ou menos, pelas voltas do rio. De então para cá a altura d’água tem descido, 0,75 abaixo do nível da barragem; entretanto perto dela a fundura dos poços é ainda de 3m, e nos demais de 1,50m a 2,50m, e todo o leito do rio continua coberto d’água até Sant’Ana, de modo que ainda se percorre em botes toda essa extensão.
A pequena ilha formada pelo braço denominado Saguim está coberta de vazantes, em algumas das quais se admira o viço e a verdura das plantas de milho, mandioca, feijão, batatas e melancias. Tudo isto porém ainda em pequena escala, e como por ensaio. As maiores plantações feitas até agora, tanto na ilha, como nas margens do rio, são de capim.
A maior utilidade, porém, que resultou daquele serviço, que deve perpetuar aqui o nome do distinto engenheiro Dr. Lima Brandão, impondo-o à estima e gratidão dos habitantes desta cidade, é a de ter melhorado extraordinariamente a água potável; porquanto continua a ser excelente, ao passo que nos anos anteriores, de setembro e outubro em diante se tornava salobra e péssima."

Pesquisa de Everton Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023