A professora e poetisa Solange Veras Roque é uma das autoras da antologia VOZES FEMININAS, que foi lançada no RIO DE JANEIRO, neste 08 de março – DIA INTERNACIONAL DA MULHER



O lançamento da antologia VOZES FEMININAS que foi promovido pela LITERARTE, Associação Internacional de Escritores e Artistas, durante a FEIRA DO LIVRO DOUBLE, evento cultural que aconteceu no período de 02 a 08 de março, em São Pedro da Aldeia no RIO DE JANEIRO. A obra literária é organizada e prefaciada pela presidente da Literarte, a jornalista, psicanalista e escritora Izabelle Valladares e tem como autoras MULHERES POETISAS, das diferentes regiões do Brasil.

O trabalho é uma grande celebração da força feminina contra os altos índices de feminicídio e que certamente vem colaborar para preencher uma lacuna na produção literária acerca do tema.

Do estado do Piauí participaram ativamente dessa obra, as professoras e poetisas, Solange Veras Roque, cearense, residente no povoado Brejinho, zona rural de Luís Correia-PI. A poetisa perdeu uma irmã em junho de 2018, a professora Selene Veras Roque, vítima de feminicídio e desde então faz parte da luta de combate à violência contra a mulher.

EU, TU, NÓS, MULHERES

Sejamos nós a voz que fala
Que clama, reclama, proclama
Que não haja o motivo que cala
E arrasta a mulher para a lama.

Seja eu respeitada onde for
Sejas tu amada como deves
Sejamos nós resistência e amor
A força e a coragem, Mulheres!

Nossa voz mundo afora ecoa
Nossa luta é com dignidade
Nem toda rainha usa coroa
Mostremos nossa capacidade!

De ir além do esperado
De não esperar o desejado
De sermos verdadeiras e únicas
Carpe Diem, apesar do passado…

Não tenha eu sofrido a violência
Não tenhas tu me julgado
Tenhamos nós sororidade
Com união em cada passo dado.

Foi do sangue que escorreu
De onde veio o maior indício
Da nossa cegueira/surdez
Que a luta precisava ter início.

O roxo e o vermelho
Já não eram “boas cores”
Tanta “queda e escorrego”
Tantas marcas e tantas dores…

Não use eu a venda
Não uses tu a mordaça
Não usemos nós o medo
Levemos o brado à praça!

O fim não pode ser o final
Coragem para cuidar da gente
Fiquemos atentas a cada sinal
Há muita vida pela frente!

Eu, tu, nós, Mulheres
Sofrimento, força e superação
É vida nova que se constrói
Resiliência e amor no coração!

( Solange Veras Roque)


EVA GRAÇA BRITO, de Alagoinha do Piauí, com o poema:

REBELIÃO NO CÁRCERE

Adentrou sorrateiramente em meu caminho
com promessas de amor, aconchego e carinho,
tal qual ópio em demasia,
mimos que me entorpeciam!
E na imersão das chamas da paixão,
o cupido flechou meu insensato coração,
conduzindo-me a um enlace precipitado,
tortura à vista, rumo a um cárcere privado!
Oh! Estúpido cupido!
Antes, “sonhos, risos, promessas de paraíso”,
agora só me restou, desilusão, pranto e dor!
Oh! Cárcere descomunal,
a violência psicológica tornou-se habitual.
Oh! Quanto pavor, quão inclemente é o ritual!
Oh! Cárcere maldito, sem vez, sem voz,
sem motivos para risos, que desatino!
Rebelo-me, pois não aceito este destino!
Desafio o medo, o conformismo, o previsível,
rompo o silêncio e faço ecoar meu grito,
mas neste cárcere eu não fico!
Promovo aqui uma rebelião,
quebro as algemas da submissão,
viro tudo pelo avesso
pra conquistar a vida que mereço!

( Eva Graça Brito )

O lançamento aconteceu neste dia O8 de março, data que se comemora com o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, durante o PRIMEIRO FÓRUM LITERARTE, apresentado por Isabelle Valladares, com a presença de grandes mulheres, trazendo para o debate a triste realidade do aumento exponencial do Feminicídio no Brasil.

Na ocasião do fórum foram outorgadas para autoridades e personalidades femininas, 10 COMENDAS LUISLINDA VALOIS (Ex-Ministra dos Direitos Humanos) e a honraria foi feita através das mãos da própria desembargadora.

Posteriormente a antologia também será lançada em várias cidades de todas as regiões do país. No estado do Piauí, o primeiro lançamento está previsto para acontecer no dia 15 de maio, em Luís Correia, no litoral piauiense.

Com informações Samuel Nascimento e reedição Chaguinha Costa para o Estreito Online


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de Granja, Ceará, é finalista do Prêmio Peteca 2023 na categoria poesia

HISTÓRIA | Os Ferreira Veras, colonizadores das terras da Ubatuba

Missa de 6 anos do falecimento de Chico Miguel acontecerá nessa quarta-feira, 09 de agosto de 2023